Eleição do representante da turma
Imagem da internet |
Eleição do representante da turma
Projeto
Eleição do representante da turma
Objetivos
- Adquirir noções de cidadania, participação política e controle social.
- Entender o papel de cidadão.
- Atuar de forma organizada.
Conteúdos
- Ditadura versus democracia.
- Organizações políticas
- Controle social.
Anos
4º e 5º
Tempo estimado
16 aulas
Material necessário
Notícias de jornais e revistas sobre eleições e escândalos políticos, cartolina, papel sulfite, canetas, tesoura, cola e caixa de papelão.
Desenvolvimento
1ª etapa
2ª etapa
3ª etapa
Produto final
Eleição do representante da turma.
Avaliação
- Adquirir noções de cidadania, participação política e controle social.
- Entender o papel de cidadão.
- Atuar de forma organizada.
Conteúdos
- Ditadura versus democracia.
- Organizações políticas
- Controle social.
Anos
4º e 5º
Tempo estimado
16 aulas
Material necessário
Notícias de jornais e revistas sobre eleições e escândalos políticos, cartolina, papel sulfite, canetas, tesoura, cola e caixa de papelão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Para saber o que os alunos conhecem sobre o tema, peça que levem de
casa reportagens sobre a política brasileira. Não faltarão informações
sobre corrupção e desvio de dinheiro público. Faça um debate a respeito
papel dos políticos. Quem eles representam? Como chegaram aos cargos? A
que interesses eles servem?
2ª etapa
Pergunte à turma qual é a diferença entre democracia e ditadura e se
conhece políticos ligados a cada um dos regimes. Reflita com o grupo
como é viver num sistema que restringe a liberdade e os direitos do
povo. Levante o tema do controle social, explorando o fato de que
participar não significa só escolher, mas cobrar as promessas e
colaborar na consolidação delas. Proponha uma pesquisa sobre a
trajetória política do país e sugira a elaboração de painéis: um deve
ter como tema a política real e outro, a ideal.
3ª etapa
Discuta o resultado da pesquisa, sistematizando
coletivamente os avanços históricos da política, os problemas atuais e
as ações necessárias para alcançar o que foi vislumbrado como ideal. É
possível uma representação política na escola? Fale sobre a
possibilidade de eleger um porta-voz para levar as reivindicações da
turma à direção ou ao conselho escolar. Para isso, é preciso haver
candidatos e propostas. Ajude-os a organizar as chapas (um titular e um
suplente). Os membros devem conversar com as bases, elaborar propostas e
preparar cartazes com a ajuda dos cabos eleitorais. Marque uma data
para a
apresentação dos planos de governo e, em seguida, para a
votação.Produto final
Eleição do representante da turma.
Monte uma urna com a caixa de papelão,
prepare as cédulas e chame voluntários para a apuração. A contagem dos
votos deve ser pública e o resultado, divulgado no mural.
Avaliação
Observe se os painéis criados pela classe refletem um posicionamento
crítico em relação à política nacional e local. Verifique se as
propostas dos candidatos refletem os anseios das bases. Acompanhe o
contato dos alunos com os representantes e a postura dos eleitos.
Consultor Fabrício
Aarão Freire Carvalho
Professor da EEFM Tenente Rêgo Barros, em Belém
Professor da EEFM Tenente Rêgo Barros, em Belém
0 comentários: